Sobre a autora

SissyEiko_LançamentoMarciaMatos_010.jpg
Foto Sissy Eiko

Nascida em São Paulo, Marcia Matos é sobrevivente da quarta geração de uma família de três episódios suicidas (1920 – 1938 – 1983). Publicou seu livro de poemas “O vento que varre a casa” em formato bilíngue  (português/espanhol) pela Editora Patuá em 28 de março de 2018.

Mãe, poeta, arte-educadora, cantora e compositora, é formada em Psicologia pela Universidade São Francisco, e dedica-se à Psicanálise Lacaniana.

O livro teve apresentação de Marta Porto e orelha escrita por Lélia Almeida.

Seus poemas dão voz a personagens que, longe de dar respostas, dialogam sobre a rotina do amor, da saudade, da memória, da raiva, da esperança, do medo e da dúvida.

A primeira vez que Marcia Matos experimentou a voltagem do poema foi aos cinco anos ao ouvir de sua mãe, o poema “Ou isto ou Aquilo” de Cecília Meireles. O êxtase apreendido ali ficaria guardado como amuleto do qual nunca se afastaria, nem mesmo quando meses depois, o vento viria varrer-lhe a casa.

Baseado em fatos reais, O vento que varre a casa é dedicado aos que sobreviveram ao suicídio de alguém e aos que se mantiveram na dúvida.

Ouça a entrevista Um dia eu Acordei sem Mim concedida à Rádio Boa Nova em 19/09/18

“Programa Alô Humanos” de Anderson Mendes.